Assembleia da República aprova em votação final global Orçamento do Estado para 2017

Por acção do PCP<br>- Melhorar a vida, construir<br>o futuro

Por proposta ou com o contributo do PCP foi aprovado um conjunto de propostas que representam novos e efectivos avanços e conquistas para os trabalhadores e o povo. Parte destas medidas corresponde a uma fatia do universo de 90 propostas de que o PCP foi autor. São algumas dessas medidas de sentido positivo e de justiça social que a seguir se sumaria, abrangendo os mais variados domínios, com impacte no quotidiano, nas condições de vida e nas relações laborais de milhões de portugueses.

Aumento do valor das reformas e pensões

Aumento geral das pensões para 98% dos pensionistas, aumento extraordinário de dez euros para reformados com pensões até 638 euros, e de seis euros para as pensões «mínimas», abrangendo quase dois milhões e meio de pensionistas.

Reposição de rendimentos e direitos dos trabalhadores

Reposição da contratação colectiva no sector público empresarial.

Reposição do subsídio de Natal na Administração Pública, metade em duodécimos e o restante em Novembro de 2017, com reposição integral em 2018.

Aumento de 11 euros/mês, no subsídio de refeição na Administração Pública (5, 5 euros em Janeiro, mais 5,5 em Agosto).

Possibilidade de levantamento de restrições sobre pagamento de horas extraordinárias, trabalho suplementar e outros direitos, e do início do processo de descongelamento das carreiras na Administração Pública.

Combate à precariedade na Administração Pública com a abertura de vagas e do processo para admissões efectivas.

Educação

Alargamento dos manuais escolares gratuitos aos quatro anos do 1.º Ciclo, abrangendo 370 mil crianças.

Revisão dos critérios de atribuição de assistentes operacionais nas escolas.

Suspensão da actualização das propinas no Ensino Superior.

Reforço dos apoios sociais

Reforço do abono de família para crianças até aos três anos e alargamento ao 4.º escalão, que abrangerá mais 130 mil crianças.

Alargamento da dedução das despesas de educação no IRS, alimentação em refeitório escolar, de alunos de qualquer grau de ensino.

Apoio às MPME, às pescas e à agricultura

Estímulo fiscal às micro, pequenas e médias empresas reduzindo o Pagamento Especial por Conta para 850 euros com vista à sua eliminação.

Medidas de apoio ao gasóleo agrícola e à gasolina para a pesca artesanal e costeira.

Redução dos custos da energia para as famílias e empresas

Prolongamento da tarifa regulada de energia eléctrica até 31 de Dezembro de 2020.

Redução do preço do gás de garrafa, adequando-o às necessidades dos consumidores.

Acesso à cultura

Reposição da gratuitidade no acesso aos Museus e Monumentos Nacionais aos domingos e feriados até às 14 horas.




Mais artigos de: Assembleia da República

Novos avanços e conquistas

Encontra-se concluído o processo relativo ao Orçamento do Estado para 2017, garantida que foi a sua aprovação, ontem, no Parlamento, em votação final global, com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV, BE e PAN. Contra estiveram o PSD e o CDS.

Submissão que bloqueia

Sem desvalorizar os avanços verificados, o PCP foi muito claro na afirmação de que o Orçamento do PS não promove, como se impunha, uma ruptura com a política de direita. Só assim, do seu ponto de vista, será possível dar passos seguros no sentido da...

O rumo que faz falta

A necessidade de romper com a política de direita e enveredar por uma política patriótica e de esquerda que assegure o desenvolvimento do País voltou a ressaltar deste debate do OE. A questão assume contornos cada vez mais claros à medida que, como sublinhou Jerónimo de...